Quem gosta de observar a natureza e a vida no seu estado selvagem, também admira a observação de baleias no seu habitat natural. Para que a observação seja possível, é preciso estar no local certo, à hora certa, e essa experiência pode ser realmente memorável.
Dos melhores locais no mundo para a observação de cetáceos, podemos referir a Islândia, Nova Zelândia, Colômbia, a ilha Dominica, a Escócia, o Sri Lanka, Vancouver, no Canadá, Cabo Ocidental, na África do Sul, Baixa Califórnia, no México e, também, Portugal.
No entanto, a presença de cetáceos em Portugal é rica em espécies, que podem ser observadas um pouco por todo o país. Com maior incidência na ilha da Madeira e no arquipélago dos Açores, onde entre as residentes e as migratórias, comuns ou raras, avistam-se mais de vinte espécies.
7 Locais onde pode observar cetáceos em Portugal
Albufeira
Existem cerca de 30 empresas que promovem passeios para a observação de cetáceos, baleias e golfinhos na costa junto a Albufeira. A altura ideal pode ser num passeio ao pôr-do-sol, entre os meses de junho e setembro.
Sagres
Esta é uma zona privilegiada para a observação da vida marinha em geral. Os passeios de barco em procura de cetáceos ou outras espécies de animais marinhos são comuns na zona. O local que favorece a observação de cetáceos é em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Nazaré
Embora não tão conhecida, a zona da Nazaré também promove o avistamento de cetáceos, nomeadamente, a observação de golfinhos. Existem algumas empresas que promovem passeios que partem à sua procura, junto à zona do famoso Canhão da Nazaré.
Rio Sado
Através dos passeios de barco pelo Sado pode conhecer a comunidade de golfinhos residente, também conhecidos como roazes-corvineiros. São cerca de trinta cetáceos que vivem no seu “habitat” natural, ao longo de todo o ano no Estuário do rio Sado.
Rio Tejo
Apesar de não ser comum, é possível avistar comunidades de golfinhos que entram no Tejo para se alimentar. Desde o ano de 2020 que uma família de golfinhos-comuns tem frequentado o rio Tejo, sendo habitual observá-los junto à barra do forte de São Julião, entre o início da primavera e o final do verão.
Sabe-se que a disponibilidade de alimento como a sardinha, a cavala, o carapau e outros peixes pelágicos durante o ano nas águas do tejo, e também o facto de estarem cada vez mais limpas e menos poluídas, as tornam convidativas à visita destes cetáceos.
Madeira
As ilhas da Madeira e de Porto Santo são dos locais onde mais frequentemente se pode assistir à constante visita de baleias e golfinhos. Na ilha da Madeira encontra-se a Rota dos Cetáceos, uma empresa que se dedica à observação de baleias e golfinhos no mar. Para além da observação de cetáceos, facilitam a natação com golfinhos. Sempre prezando pela segurança de todos os clientes e dos animais, nadar com golfinhos é feito de uma forma calma, proporcionando uma experiência única e inesquecível.
Ao longo do ano é possível observar 28 espécies diferentes de cetáceos. Na Marina do Funchal, também é possível encontrar várias empresas vocacionadas para passeios e observação de cetáceos.
Entre a observação dos golfinhos e, ocasionalmente, de baleias e tartarugas, os passeios oferecem a possibilidade de nadar nas águas tépidas do Atlântico, podendo aproveitar para conhecer a beleza das Ilhas Desertas, onde se encontra o importante centro de nidificação de aves marinhas raras e onde pode observar a pequena colónia de focas-monge do Mediterrâneo.